Duas dicas de rádio-arte no Brasil

Se você está na Grande Porto Alegre, pode inscrever-se até dia 24 deste mês para o curso “Cena e Radiofonia”, que Mirna Spritzer ministrará na UFRGS. As aulas acontecerão nas manhãs de cinco segundas-feiras seguidas, entre 27 de março e 24 de abril, das 9h ao meio-dia, no Departamento de Arte Dramática (DAD) da universidade (R. General Vitorino, 225 – Centro Histórico). Não há pré-requisito. Spritzer pede apenas um breve currículo ou uma descrição das atividades dos interessados, que podem ser enviados para o e-mail radioarteufrgs@gmail.com, junto com o pedido de inscrição.

O curso vai começar com estudos sobre a arte radiofônica e tratar da era de ouro do rádio no Brasil e América Latina, seus primórdios e auge. A liberdade poética da poesia sonora e da peça radiofônica alemã, além das experiências da cena radiofônica na Inglaterra e na Espanha, também estão no programa. Além disso, será tratada a ideia de escuta como corpo criativo, as noções de palavra, som, silêncio, tempo, música e ação, assim como as interfaces das Artes Cênicas e Radiofônicas.

O curso faz parte das atividades do grupo de pesquisa Palavra, Vocalidade e Escuta nas Artes Cênicas e Radiofônicas, que é tema deste recente programa da UFRGS TV:

E para ouvir?

Há pouco mais de um ano, a Rádio MEC FM Rio vem transmitindo de segunda para terça-feira, à meia-noite, o programa RádioArte! Ele apresenta produções de artistas brasileiros e grupos de pesquisas universitários em atividade no país, além de convidados estrangeiros. A série é produzida de forma colaborativa pelo coletivo Rede Rádio Arte, em parceria com a Rádio UFMG Educativa, de Belo Horizonte.

A rede entende que rádio-arte abarca “o conceito híbrido de artes sonoras, o qual contém perfomance, instalações sonoras, música eletrônica, eletroacústica, poesia fonética e paisagens sonoras”. Com o programa, exercita-se o intercâmbio entre artistas, pesquisadores e instituições e o fortalecimento das redes de comunicação universitárias como canais para difusão da arte radiofônica produzida no Brasil.

Quem não estiver no Rio de Janeiro para ouvir a Rádio MEC FM na frequência 99,3 MHz pode “sintonizá-la” online, e também ouvir o arquivo de programas no site da Rede Rádio Arte.

Foto de abertura do post: “True Radio”, Victory of the People (CC)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s