Localizando eventos sonoros + Arte sonora

Próxima semana acontece no Rio de Janeiro o XIV ENANPUR, o Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional). Acontece de dois em dois anos e nesta edição o tema é “Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias”.

Estarei lá apresentando o trabalho “Mobilizando informantes pela Internet para localização de eventos sonoros urbanos” na Sessão Temática 10 – “Rede: técnica e ciência na transformação do espaço”, coordenada pelos professores doutoras Ana Clara Mourão Moura (Geografia/UFMG), Andréa Pessôa Borde (PROURB/UFRJ), Fabio Duarte de Araújo (PUC-PR). Eis os detalhes:

Dia: 26.05.2011, quinta-feira

Mesa: Objetos Técnicos e Reorganização Territorial

Horário: das 13:30 às 15:30

Local: sala Madri VI, no 3º andar do Windsor Guanabara Hotel

Perdão pelo momentâneo abandono do blog, depois que me mudei (mudança começa alguns meses antes e, pelo jeito, termina semanas e semanas depois da mudança propriamente dita). Aproveito para deixar logo uma dica muito interessante para quem estiver em Porto Alegre amanhã pela manhã. Eis o texto de divulgação:

Palestra sobre arte sonora do artista multimídia Mário Ramiro acontece no IA/UFRGS nesta sexta, 20 de maio, às 10h. Entrada franca.

Evento:  Palestra “Objeto e espaço sonoro: o som como dimensão expandida da “escultura”” de Mário Ramiro (USP), atividade do Seminário de Pesquisa em Artes Visuais do IA/UFRGS
Data e horário: 20 de maio, sexta, às 10h
Local: Pinacoteca do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 1º andar)
Ingresso: Entrada franca

Na sexta, 10h, acontece no Instituto de Artes da UFRGS a palestra “Objeto e espaço sonoro: o som como dimensão expandida da “escultura”” de Mário Ramiro, artista multimídia e professor da USP. Mário Ramiro vai falar sobre o papel das vanguardas históricas no desenvolvimento de uma “arte do ruído” a partir da “Art of Noise” do futurista Luigi Russolo. A palestra procura apresentar uma visão panorâmica da produção histórica de arte sonora e também mostrar algumas experiências desenvolvidas no Departamento de Artes Visuais da ECA/USP.

Mario Ramiro é artista multimídia, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi integrante do grupo de  intervenções urbanas 3NÓS3 e participante do movimento da arte e tecnologia no Brasil nos anos oitenta. O conjunto de sua obra inclui a criação de intervenções urbanas, redes telecomunicativas, esculturas, instalações ambientais, fotografia e arte sonora. Participou também dos coletivos Autopsi, Hostilzinhos, Os Macaco e Snervo. É mestre em fotografia e novas mídias pela Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha, e doutor em artes visuais pela Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como professor do Depto. de Artes Visuais e do programa de Pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Divulgação: José Carlos de Azevedo – Secretaria de Comunicação do IA/UFRGS, fone 33084318, e-mail iaeven@ufrgs.br ou zecazevedo@hotmail.com. Visite o novo site do IA/UFRGS: http://www.artes.ufrgs.br. Siga o IA/UFRGS no Twitter: https://twitter.com/IA_UFRGS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s