“Devorondina” mapeia ruídos

Copy’n’paste de comunidado do festival Vivo Arte.Mov. Sem muito tempo por aqui: véspera de sair a campo. Fiquem bem!

03 10 2010

Devorondina

Um carrinho que “fotografa” perturbações do ambiente. A instalação, uma das seis em exposição no Festival Arte.mov Salvador, na Galeria 1 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), chama a atenção por seu conceito e proposta inovadora.

A obra foi confeccionada com engradados plásticos de alimentos, dois pneus e equipamentos como microfone, scanner de rádio, medidor de perturbações do campo eletromagnético e softwares que permitem transformar ondas sonoras em informações digitais e gerar informações através de desenhos – que podem ser visualizadas em um monitor de computador. “O aparelho faz um mapeamento do ruído através das ondas – perturbações – do espaço”, explica Manuel Andrade, que assina a produção artística do projeto ao lado de Luiza Themin.

Batizado por “Devorondina”, as medições feitas pelo aparelho podem ser comparadas a uma fotografia, e um determinado lugar, num determinado momento, dos ruídos que muitas vezes passam despercebidos ao homem mas que estão presentes no ambiente. “O projeto faz um questionamento em relação a essas ondas que estão por aí e a gente não pode muito escolher como somos afetados”, comenta Andrade.

Durante o Festival Arte.mov Salvador, o equipamento fez algumas medições no bairro do Rio Vermelho, por volta das 19h30, um dos mais freqüentados na noite baiana. Na leitura realizada foram diagnosticados muitas transmissões de rádio, uso moderado de celular e faixas de ruídos alternados com momentos de silêncio na ponte sobre o rio Camurujipe. O projeto é assinado por Vanessa De Michelis e Bruno Vianna.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival Arte.mov Salvador

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s